sexta-feira, julho 10, 2009

Gripe A Africana

Ontem vi no jornal uma matéria sobre a Gripe A ou H1N1 ou Gripe Suína, por aqui todos estes nomes viraram uma "salada" ouvi o próprio jornalista falando gripe suína A, e em outro momento da mesma entrevista chamou de gripe A H1N1.... uma confusão.

O fato é que ela está aqui.

Esta semana tive que ir ao aeroporto internacional de Maputo,
constatei que os guardas continuavam preocupados com os procedimentos "padrões" e nada sobre a H1N1. Passei também a fornteira com a África do Sul, país com 47 casos e rota de entrada e saida de praticamente toda a África, e também nada a respeito, e nenhum tipo de informação ou controle. A imagens de chapas (vans de transporte) passando com seus ocupantes todos apertados, continuava, iúmeras pessoas indo e vindo, sendo o único controle um carimbo em seus passaportes.

Hoje confirmaram dois casos no Zimbáwe, que somando aos demais casos africanos totalizam 133 casos.
E isso é confiável? Aqui em Maputo, se ficarmos com qualquer doença, temos que torcer para ser malária, a única doença que sabem diagnosticar e tratar, se for qualquer outra coisa é bem provável que o diagnóstico seja: não é malária.

Devido a velocidade com que se propagou a doença nos demais países, é certo que aqui teremos números muito maiores e catastróficos, imagine o que será a gripe A em pessoas com pneumonia, ou soropositivas. Mas poucos vão saber destes números, o mais provável é que os sintomas não sejem reconhecidos e que os óbitos sejam
atribuídos a outras doenças.

Segue aqui um mapa com atualização diária, projeto organizado pela Universidade de Pittsburgh, Pennsylvania, uma parceria da Rhiza Labs e o Google.



A boa notícia é que em Gana ainda não teve nenhum caso confirmado, e por que boa? Bom pelo que soube está agendada uma visita de Barack Obama ao País, já pensou se ele pega uma Gripe A Africana!

Nenhum comentário: