quinta-feira, julho 16, 2009

Tropecei em um Pancho Guedes!

As vezes somos cegos, até que alguém vem e nos mostra o que está à nossa frente.

Foi assim quando meu amigo Gringo D.M. me mostrou de relance um catálogo de cartazes moçambicanos. Realmente algo fantástico! Cheguei a ver alguns exemplares no Arquivo Nacional aqui em Maputo, mas devido a falta de tempo não aprofundei mais meus estudos. Podem me cobrar, tenho que escrever algo sobre eles. Mas hoje pretendo começar a escrever sobre a segunda vinda do Gringo para Maputo, depois de exatos um ano, meu amigo retornou e novamente, como se fosse a coisa mais óbvia do mundo me mostra algo fantástico.

Desta vez ele tira da mala um exemplar de um livro sobre a obra de um arquiteto Português que tem praticamente todas as suas obras em Maputo: Pancho Guedes

Nunca tinha ouvido falar sobre ele. Amigos "uspianos" e "unespianos", vai aí minha dica. É Pancho, Pancho Guedes!

Arquiteto português, (1925), viveu boa parte de sua vida em Moçambique e deixou como presente para Maputo uma vasta produção de murais, casas, prédios e esculturas.

Eu mesmo já havia tirado várias fotos de obras de Pancho, sem saber que todos aqueles projetos arquitetônicos que me chamavam atenção eram do mesmo autor.

No livro do Gringo pude ver um mapa da localização de todas as obras de Pancho aqui em Maputo, ele iria visitar todas elas, e por que não fazer o mesmo?

O que me chamou a atenção neste arquiteto em específico: ninguém fala dele por aqui, apesar de ser um potencial ponto turistico, as casas de Pancho estão como as demais: sem pintura, com buracos de ar condicionado e sem nenhum holofote.

Apesar disso é impossível passar desapercebido por paredes texturizadas, painéis coloridos e suas chaminés, lembro-me de ver uma delas e lembrar das garrafas de Morandi...

Bom a partir de hoje está marcado: passeios rápidos pela cidade a procura de Pancho e suas casa com traços de aviões, barcos e curvas surrealistas! Terei aulas de arquitetura ao ar livre, postarei aqui as imagens e tudo que achar a respeito.

abraços e até a próxima aula!

2 comentários:

João Paulo Santos disse...

Bom post, nunca tinha ouvido falar de Pancho Lopes, valeu pela aula :)

Da arquitectura de Maputo sei muito pouco (tema a desenvolver), sabia apenas que a Igreja da Polana, construida em 1962, era da autoria do Arq.º Nuno Craveiro Lopes que era filho de um antigo presidente da República de Portugal.

Diria que inspirada em O. Niemeyer, estarei muito errado?

João Paulo Santos disse...

correcção Pancho Guedes e não Pancho Lopes (onde fui buscar o Lopes???)