quarta-feira, julho 15, 2009

Obama em Gana

E foi neste fim de semana (dia 11 e 12) a visita de Obama a Gana, visita breve mas de muita importância política.


Muitos pontos podem ser tirdos desta visita, vou tentar aqui alguns que me chamaram a atenção:

Primeiro a conservação do sistema de comunicação utilizado por Obama em sua campanha de eleição, onde se utilizou de inúmeros recursos tecnlógicos de comunicação. A casa branca, manteve bogs, twitters e até mesmo uma tv no Youtube para se comunicar com o resto do mundo.

Sim a visita a Gana, assim como a Itália e a Rússia (esta foi a agenda do Presidente) foi seguida de perto por quem quisese nas principais línguas e nos meios que quisessem: o discurso de Obama em Gana pode ser ouvido em Inglês (original) e lido no blog da casa branca em árabe, francês, Inglês, português e pasmem: swarili, idioma mais falado no continente africano.


Também foi também aberto na mesma época, um canal de perguntas ao presidente via twitter e sms, perguntas que serial selecionadas e posteriormente respondidas pelo presidente, além dos demasi modelos de comunicaçnao que também estavam a disposição.
Segue o link para tudo isso:

No YouTube: http://www.youtube.com/whitehouse
No Flick: http://www.flickr.com/photos/whitehouse
No Twitter: http://twitter.com/whitehouse
No Blog o discurso traduzido: http://www.whitehouse.gov/blog/
está no blog vários vídeos com as respostas para as perguntas enviadas por sms, e-mails e twitter

No myspace: http://www.myspace.com/whitehouse

SMS: http://www.whitehouse.gov/mediaresources/Ghana-SMSMap/





Por que Russia, Itáia e Gana?


"Dirijo-me a vós no fim de uma longa viagem. Comecei na Rússia, numa Cimeira entre duas grandes potências mundiais. Viajei para Itália, para um encontro entre as economias mais fortes do mundo. E vim aqui ao Gana por uma simples razão: o século XXI será influenciado não só pelo acontecimentos em Roma, Moscovo ou em Washington, mas também pelo que acontece em Acra"

É um ciclo político completo, os Estados Unidos não estão deixando "nenhuma ponta sem nó" é óbivio que o encontro na Rússia e Ítália exigiam a presença do presidnete americano, e para mostrar que apesar de sua ausencia na Reunião dos Paises Africanos (não sei se ele foi convidado, acho que não), ocorrida na mesma época, Obama se mostra atento as decisões e deixa claro seu apoio aos países africanos que mostram uma postura séria em relação a sua política nacional, ao mesmo tempo critica e se opõe a governos que não cumprem com o estado de diretio.

Em seu discurso deixou claro a oposição a todos os países que de alguma forma sofreram golpes, ou aqueles onde seus governantes não deixam o poder.

Foi delicado em relação ao TribunalInternacional, isso por que os Estados Unidos não reconhecem o tribunal, mas de forma discreta apoia suas decisões.

Agora é ver o que acontece, não somente em Gana, mas também com a reunião da Itália e Russia.

Segue aqui uma capulana feitas em comemoração a vinda de Barack Obama, vou ver se consigo encontrar alguma para minha coleção.

Nenhum comentário: