terça-feira, março 24, 2009

Ilha de Xefina

Maputo é uma cidade litorânea, por isso tenho uma vista para o mar da minha sala. Sim, morram de inveja! Mais a Nordeste da cidade, bem a vista de todos, cerca de 5 quilômetros da Costa do Sol, localiza-se a Ilha de Xefina.

Essa Ilha, já foi palco de prisão de militantes contra colonialismo português, prisão de operários grevistas e em 1833 foi onde o governador português foi morto pelos Nguni, quando conquistaram a fortaleza de Lourenço Marques.

Mas estas histórias parecem ter sido esquecidas e a própria Ilha em revolta quer sumir!

Habitada por cerca de 40 famílias, a ilha de Xefina não tira nenhum proveito turístico de sua proximidade com o Continente. Eu mesmo já enfrentei 3 horas de viagem para a Ilha de Inhaca, mas não tive condições de ir a Xefina. Isso por que não há barcos do governo, apenas barcos particulares para se fazer o transporte, e diga-se de passagem, em péssimas condições.

Xefina quer ir embora, na verdade está sumindo. O mar já invadiu 7 metros da costa, prédios já ruíram e a população que ainda lá vive já tem que preparar para deixá-la. A ilha tem um total de 6,2 km2, isto é, um pequeno bairro de São Paulo.

Reflexos desta mudança do "mar" também podem ser visto na cidade de Maputo. A avenida Beira Mar vive em constante reforma e em alguns pontos as árvores já estão com as raizes completamente a mostra.

Definitivamente Xefina é para poucos. Se puder vir a Maputo não deixe de visitar uma das belas ilhas banhadas pelo Índico e uma das primeiras a desaparecer devido as situações climáticas do Planeta
.

Abaixo é possível ver Maputo, Xefina e Inhaca.




5 comentários:

sonia disse...

Bastante forte a imagem da foto........
adorei o mapa para acompanhar e simmmmmmmmmmm morro de inveja(da boa) de saber que vcs tem essa vista,hummmmmmmmmmmmm
abraços sonia

lupo disse...

As coisas que agente aprende com a rapaziada de Sao Paulo!!!
É impossivel não morrer de inveja, até porque não é só no Brasil que se canta (e sente) "moro num País tropical...".
Gostei muito da foto.
Beijinhos e abraços

Nuno Henique Cossa disse...

De facto, concordo quando dizes que a ilha não é apoveitada para fins túrísticos. Tenho ido regularmente acampar na Xefina e, para mim aquilo é um museu à céu aberto onde podemos voltar no tempo e ver um pouco daquilo que foi o Imperialismo Potugués. A Ilha é fantástica. Quem quiser conhece-la basta que contacte a minha Empresa "G Tour" (+258 82 58 20 135)

Abraços
Nuno

Fernanda disse...

Mt obrigada, a informacao foi mt util. É mt dificil encontrar informacao sobre esta ilha. Sabes alguma coisa sobre a tortura que foi feita la? Tmbm gostei deste website com informacao boa:
http://www.mozambicanhotels.com/tourist-information/101-best-mozambique-holiday-tourism-highlights/ilhas-xefina-xefina-island

Manuel Soares disse...

Era esta ilha rodeada de tubaroes e que portanto nao precisava de guardas? Em 1973 diziam que nao existiam tubaroes, mas...as redes estavam lá (todas rotas!) e no museu de Maputo (na altura Lourenço Marques) estavam lá todo o tipo de tubaroes...Diziam que era coisa do passado. Podem confirmar isto? Obrigado (mera curiosidade para avivar a memoria!). Gostaria de voltar a ver esta linda cidade!