sexta-feira, março 27, 2009

Mercado do Peixe

Já havia citado anteriormente sobre o Mercado do Peixe, mas não havia escrito um post a respeito. Estava devendo!

Quem vier para Maputo, tem que passar por esse Mercado. Sem dúvida nenhuma é uma experiência para lá de Africana!

O mercado do peixe está localizado na baixa da cidade, na direção do bairro da Costa do Sol. Trata-se de um centro comercial na verdade. Do lado de fora se vende de tudo; amendoins, relógios Rolex, carteiras, e mais o que você quiser e puder imaginar.

Rua na frente do Mercado, sempre intransitável. A entrada fica na porta à esquerda, exactamente no muro vermelho.

Atrás desse muro encontramos uma feira a céu aberto, especializada em peixes e frutos do mar! Peixes enormes dividem espaço com lagostas, lulas e camarões, de muitos tipos e espécies. Tudo a mostra e ao alcance das mãos, todos pegam e manuseiam. Em mesas de madeira, sem refrigeração ou qualquer outra tecnologia de conservação, os produtos esperam para serem comprados. Ao contrário do que se pense o cheiro é muito bom, sim é cheiro de peixe, mas fresco! Tudo que está à venda saiu do mar a alguns minutos, é comum ver peixes ainda vivos.

Praça central
A compra é sempre seguida de um longo debate pelo preço, realmente uma luta. Lembram-se das imagens da bolsa de valores de São Paulo, antes do pregão ser eletrónico? Um comprador ao meio e um monte de gente gritando e oferecendo produtos a preços diferentes.
É ideal ter uma noção dos preços; caso contrário acaba-se pagando o dobro do valor.
Eu já comi de tudo, os famosos camarões tigres; camarões listrados, parecidos com a pele de um tigre, e muito grandes. Cinco unidades pesam cerca de um kilo; isto é 200 gramas cada. As lulas são vendidas inteiras, para mostrar que estão frescas e as "mamás" apertam até a "tinta" preta da lula sair. Há também os caranguejo que pesam em média 600 gramas. Sempre tentamos comprar as fêmeas, que segundo os moçambicanos a carne é mais saborosa.
Peixes e o vermelhão lá no meio

E claro temos os peixes, eu particularmente gosto muito do vermelhão, um peixe comum por aqui e que é realmente vermelho, vermelho sangue!

Após as compras, vamos para a segunda parte do passeio. Atrás da feira, seguindo um longo corredor de areia, existem inúmeros restaurantes a nossa espera, cada um com suas qualidades. Na entrada todos os garçons ficam na esperança de serem os escolhidos. Ás vezes temos mais de 10 garçons oferecendo lugar e nos chamando! Como vamos com certa frequência lá, já temos uma garçonete particular: é a Anita, uma moçambicana com seus 25 anos, aparentando 35, e que sempre aparece com um grande sorriso e sempre nos recebe muito bem.

caranguejo minha nova paixão
Aquilo que compramos é entregue a Anita que prepara sempre na grelha e bem temperado nosso almoço. Dependendo do dia e da hora, este preparo pode demorar até 3 horas, mas a espera é boa!

À sombra das árvores, sentados em mesas de plástico, acompanhado por 2M (muitas vezes morna), pão de alho, muito amendoim e castanhas, aguardamos nosso espectacular almoço!

Um comentário:

Lucila disse...

Adorei o nome do seu blog. Tmb estou em Maputo e vou ficar por 5 meses. Já conheci o Mercado de Peixes e tmb recomendo a visita, pelo menos para conhecer uma vez. Ontem escrevi meu primeiro post sobre a cidade, se quiser dar uma olhada
http://mochilacult.com/2012/07/30/o-fotografo-do-jardim-tunduro/
Abraço!