quinta-feira, março 05, 2009

FaceBook e África

Ontem alguns Blogs começaram a falar sobre os números do FaceBook e da "explosão" deste sistema com 150 milhões de usuários na web. O jornalista Paul van Veenendaal verificou que em 90 dias o FaceBook teve mais 40 milhões de usuários, cerca de 13 milhões por mês, 44.400 pessoas por dia.

E qual a participação africana nisso tudo?


Li uma vez no blog do
Carlos Horta a respeito do número de pesquisas no Google como índice para identificar, por exemplo, um período de gripe em uma determinada região. Me perguntei se a mesma coisa pode ser aplicada em relação aos números do FaceBook.

Vamos brincar com alguns números: abaixo temos os 7 países que foram citados dentro da lista do FaceBook, são eles: África do Sul, Egito, Marrocos, Tunísia, Nigéria, Kenya e Maurítius (Ilhas Maurícius) - (Desenho do Puto em Maputo! clique para ampliar)

Fazendo uma rápida análise dos gráficos:

Os sete países tem economia estável, baseada no petróleo, turismo ou em indústrias, tendo estes países uma classe média e alta, consumidora e ativa. Exceto Nigéria, todos os outros estão com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio, os diferenciando da maioria dos países africanos que estão com IDH baixo. Enfim: são países africanos
que se diferenciam dos demais do continente. Talvez fique faltando Angola, que certamente deveria estar nesta lista, mas que pelo que observei utiliza mais o Orkut, por influência brasileira.

Infelizmente não achei dados de Moçambique no FaceBook, mas o IDH moçambicano é um dos 5 mais baixos do mundo e a população, apesar de 20 Milhões, (maior que a Tunísia) não está localizada em centros urbanos, além do país ter uma economia muito fraca, mais de 50% do PIB é composto de doações internacionais.

Tirando eu, que troquei no Facebook Brazil com Z para Mozambique também com Z os usuários são muito poucos. Na verdade fiz uma busca e achei cerca de 500 pessoas. Mas como será o meio de comunicação destas pessoas? A maioria é das cidades grandes: Maputo, Beira. Porem, para o restante da população: computador, banda larga e um programa internacional é muita coisa.


Aqui o sistema de Internet banda larga é muito caro, eu pago cerca de USD60 por mês e o salário mínimo em Moçambique é de 60 dólares. Logo não é todas as pessoas que tem internet "fulltime" e podem ficar procurando amigos em programas como FaceBook.

Mas não se enganem, apesar dos africanos não estarem no FaceBook, eles estão aqui e segundo a maioria dos relatórios de crise, o continente é um dos melhores locais para se investir nesta época de crise global! Estamos aqui!


Para mais informações entre no twitter, http://twitter.com/putoemmaputo

Um comentário:

Anônimo disse...

Em Mocambique se usa HI5.
Mingas