quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Receita - Xima

Agora para a alegria de alguns e tristeza de outros, toda semana tentarei postar uma receita Moçambicana, espero não levar ninguém para o hospital por isso.

Muitos me perguntam o que é a famosa Xima, uma típica comida africana, que muda de nome de região para região, segundo um colega médico, a xima disfarça a imagem desnutrida das pessoas, uma vez que ela não tem nutrientes, mas é rica em carboidrato. É comum se ver nos hospitais pessoas completamente desnutridas, porém gordas, gordas de xima...

Xima de Arroz
500 gr de farinha de arroz ou farinha de trigo
250 gr de coco ralado (ás vezes troca-se coco ralado por óleo de cozinha e ás vezes não vai nada)
Água e sal

Faz-se o leite de coco e leva-se ao lume a ferver. Deita-se a farinha de arroz em chuva, mexendo sempre com a colher de pau para não formar grumos (aquelas bolhinhas, empastar). Tempera-se com sal e espera até ficar consistente, ponto de um purê. Coloca-se em travessa, acompanha muito bem matapa e camarão frito.

É comum para os moçambicanos só comer xima e no almoço e jantar, eles variam com um pão. Em panelas grandes vemos eles almoçando pelas pelas ruas de Maputo, certo dia pedi para que a B. nossa empregada fizesse uma xima para nós, após muita relutância de sua parte ela fez.

A consistência é de um purê, um purê branco, mas o gosto é de uma massa de pão crua. O fato é que comi apenas duas colheres e fiquei sem fome o dia inteiro, o gosto é de pão cru temperado.

A noite fui ver a xima na geleira, a pasta estava dura feito pedra, acho que se colocasse umas pedrinhas e areia aquilo daria um ótimo cimento para a construção.

13 comentários:

Anônimo disse...

No sul de Mocambique é Xima enquanto que no centro de Mocambique é Ntxima ou Massa. Essa receita é mais uma dentre várias..., a Xima é confecionada de diferentes maneiras conforme cada gosto e região do país. Xima de trigo??? Agradeco que investige melhor... . A Xima é sempre feita de farinha de milho e mais nada. Xima de arroz não existe, chama-se apenas farinha de arroz e depois de confecionada chama-se massa de arroz.
Porém, acabei aprendendo mais uma maneira de confecionar este indispensável prato típico mocambicano.
Mingas

Puto em Maputo disse...

Para cada um que pergunto vem uma referência diferente, obrigado pelas dicas.

Anônimo disse...

"ótimo concreto", cimento é um composto do concreto.

Anônimo disse...

Essa receita de Xima está muito fora da realidade. Não sei onde é o que esta pessoa anda a comer, mas aqui em Maputo é que não é!!!
Não tem gosto e nem se parece massa de pão crua!
Por favor, actualize-se!

Lima! disse...

Muito prazer, muito bom o blog! Peguei informações do post para escrever um post para mim. Espero que não se zange. Aqui está o meu blog: guilhermeflosi.wordpress.com. Muito obrigado.

Unknown disse...

Pou, é com trigo, arroz, ou milho? Ou com cimento mesmo.

Anônimo disse...

Achei a foma de apresentação desrespeitosa e preconceituosa, tanto com o alimento que vem da terra , quanto ao povo moçambicano...CUIDADO, É BOM ESTUDAR MAIS...

Unknown disse...

Não insulte o Moçambicano
Para mim isto é um insulto à nossa cultura

Unknown disse...

Parabéns pelo esclarecimento, porque mesmo eu estava perplexo em tentar entender a xima de farinha de arroz. Que eu saiba só o milho, a mandioca, a mapira e a meixoeira é que fazem xima. Ingredientes é só água e a farinha.

Cris disse...

Também achei desrespeitoso

Cris disse...

Também achei desrespeitoso

Unknown disse...

Totalmente desrespeitoso. Não se desfaça da cultura das pessoas dessa forma. Imagino o que a "B." Passa!!!

Anônimo disse...

Tem a receita pfv?