terça-feira, fevereiro 24, 2009

Filmes do Oscar em Moçambique

A parte triste de estar em Moçambique é que só depois se sabe que o Oscar já foi, não tem como entrar no clima de um Oscar por aqui, é uma festa tão distante de nossa realidade que perde-se todo o sentido da comemoração e olha que eu sou apaixonado por cinema e Oscars, herança de minha mãe, sempre assisti aos Oscars e aos filmes.

Mas não é que tem um lado bom de estar aqui! Acabo de descobrir que a tv moçambicana vai passar todos os filmes do Oscar! Com esta ninguém esperava. Mas é! Aqui temos a TVM, SOICO e a TIM, as emissoras daqui não tem dó, investem pesado em filmes!

Para se ter uma idéia esta semana vou assistir ao ganhador do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário? além de já ter assistido no sábado de manhã Wall-E (este por sinal assisti umas 3 vezes). O Curioso Caso de Benjamin Button também está na lista, acho que só não vai passar os documentários e o Japonês que ganhou de melhor filme em língua estrangeira.

O único problema é que ás vezes as filmagens não são boas, porque os filmes são de "barraquinha" ou melhor dizendo cópias piratas disponibilizadas pela na net! Já pararam para pensar que o cinema e a moda chegam a todos os cantos do mundo? Inclusive nos países mais pobres, de inúmeras maneiras? Seja pela internet, seja pela tv ou mesmo pelo cinema, a "globalização" tem frutos realmente espetaculares, o exemplo é este: em Moçambique é tão comum se ver filmes piratas que a própria TV do governo os passa.

Por sinal eu tenho uma carterinha em uma locadora de filmes, alguém acha que os filmes são originais?

Mudando de assunto; agora vou passar repelente, ir ao Xenon; um dos 3 cinemas de Maputo, assistir "O dia em que a Terra Parou", comer pipoca fria e ver o intervalo. Sim o cinema daqui tem intervalo no meio do filme!

2 comentários:

@joaocostaetc disse...

O "Quem quer ser milionário" só estreará, por aqui, em duas semanas. O Frost/Nixon também. Ontem assisti Milk e gostei bastante.
Bom filmes e que os ventos mudem...
Abraço

zé maia disse...

.:CONEXÃO CONCLUÍDA:.