sexta-feira, dezembro 26, 2008

Blog de Turismo? Será?

Já era estranho ver "pontos vermelhos" que sabe Deus como chegaram a este blog, quem está no Chile, Japão, Alemanha e o que dirá dos tantos "Tugas" Portugueses que entram no site, fora os brazucas de Goiás, Manaus, e tantos outros estados. Espero contribuir e informar um pouco mais sobre este continente, "gigante por natureza".

Em qualquer noticiário internacional, observem bem, África é sempre uma "mancha" clara de onde não se fala nada; crise energética, tecnologias, dinheiro, economia, mega shows, carros, até mesmo em turismo e locais paradisíacos, nada! Fora a idéia equivocada de que África é um país.


Até mesmo sobre a copa do mundo os brasileiros praticamente esqueceram que a próxima será aqui, na África do Sul, já estamos preparando a de 2014 e pulando a de 2010. 

O continente só aparece rapidamente com notícias de malária, aids, miséria, fome, golpes militares, e no final de ano em algum especial para tocar nossos duros corações.

Como esquecer 22% de nosso planeta, ou como conseguimos ignorar 22%? É como não conhecer toda a América do Sul, Europa e mais alguns países a sua escolha ao mesmo tempo, ou se preferir, peguem 3 vezes e meia o Brasil e tire do mapa mundi. Isso é para termos uma ideia de quanto não conhecemos de nosso planeta, de nosso raça e de nós mesmos.

Ásia - 43.810.582 km²

África - 30.221.532 km² 

América do Norte 24.709.000 km²

América do Sul - 17.850.568 km²

Europa - 10.498.000 km²

Oceania - 9.008.458 km²

Brasil - 8.514.876,599 km²

Recentemente e inesperadamente este blog foi indicado para o melhor blog de turismo (?) no "Best Blog Brasil" e comecei a "martelar a cabeça" para entender o que meus textos tem de turismo.

Como assim turismo? Quem foi o "louco" que acha o Congo um ponto turístico, ou Sudão, ou mesmo Moçambique? Foi então que percebi o quanto errado eu estava.

Basicamente o turista é aquele viajante, que parte de sua casa para um novo local, com o intuito de diversão, conhecimento e prazer. Existe mil tipos de turistas e de turismos. Se segurem nas "cadeiras", mas África é o melhor turismo que alguém pode fazer em sua vida!

Parem para pensar,o continente possui 53 países, é o berço da civilização, e posso encher a boca para dizer "em África, tudo se tem ": hotéis de luxo, praias paradisíacas, maravilhas naturais, animais vivos, livres e reais, povos, culturas, civilizações praticamente tudo que uma pessoa tem de estudo pode ser visto e vivido aqui.

Onde podemos visitar países comunistas, entender a liberdade de expressão, vivenciar uma revolução social, conhecer a base religiosa de um povo, saber as raízes culturais de mais da metade do mundo e o principal, saber e dar valor a sua cultura e ao seu país de origem?


Ai vai meu convite, não é fácil viver ou visitar qualquer um dos países da África, mas é aqui que tudo é real. Para que ir ao Louvre se temos o Egito? Para que irmos para Roma, se aqui temos o berço religioso tribal de inúmeras etnias; China se temos todo o mistério de Marrocos? E posso, com certeza, para cada ponto turístico do mundo dar um de igual "magia" por aqui.

E além destes muitos mais, a experiência de ver um campo de refugiados, a emoção de ajudar, realmente ao próximo, a visão do racismo, e a compreensão de que nosso mundo não é apenas nossa casa, nossa cidade ou nosso país.

Agora vai o convite, “O Best Blogs Brazil é uma forma de reconhecer o trabalho de quem bloga no Brasil, selecionando os melhores em cada área que contribuíram para o crescimento da blogosfera como um todo e que no ano de 2008 forneceu conteúdo de boa qualidade, convidou à reflexão, emitiu opiniões, trouxe novidades, inovou, enfim, fez um bom trabalho neste ano”. Bom é isso espero o voto de todos, clique para votar,o período de votação vai até 14 de janeiro, então avisem a todos os colegas e se estiverem putos, venham para Maputo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, agora sim! Feliz ano novo para vcs! Que 2009 seja um momento de grandes realizações e mais sucesso. Vou lá dar o meu voto! Tudo de melhor! bjão

Cristiano Casagrande disse...

Gabriel, você quer saber como os visitantes chegam na sua página?

Fácil! Você pode usar o Google Analytics ou o Clicky Web Analytics que informam a origem das visitas :)

Dá uma olhada nesse post meu: http://casagrande.posterous.com/cade-o-acre

Grande abraço.

Luana disse...

Parece-me que 70% da nossa vida é composta de eventos inesperados, a começar por vocês dois, meus amigos que eu amo, estarem na África, quem diria???
Você nunca teve pretensões com esse blog, mas nem precisou, porque tantos posts interessantes e HUMANOS não passariam desapercebidos!
Parabéns pelo sucesso!
Eu já votei!!
Beijões aos dois lindos|!