domingo, novembro 02, 2008

Seis mese em Maputo

Hoje completo 6 meses de Vida nova!

Pois é primeiro de maio de 2008, as 18h do horário de Brasília, lá estava eu com uma mala de 36K... isso é que é desprendimento material, toda a minha vida se resumia a 36 k... 
Estava embarcando em direção a Maputo, deixando para traz família, amigos, trabalho e minha mulher (esta iria depois atrás de mim!)

Mas para agilizar a história, a loucura deu certo, estou completando 6 meses, entrando na segunda fase de viver na África (já explico isso) e acho que seria uma boa hora para fazer um balanço...

Actualmente estou morando em um apartamento T3, de vista para o mar! 5 vezes o tamanho do meu em SP!... bom o mar esta lá no horizonte... não é tão perto assim.... acordo as 7 horas, suado, ainda não sei explicar o clima daqui... o dia sempre é muito ensolarado... muita luz... sim uso protetor solar (Pedro Bial), mas a noite a  temperatura cai e temos que dormir de cobertor... saio as 8h e chego no me trabalho as 8:02 hehehehe moro na esquina do meu trabalho! Reflexos do trânsito de São Paulo, minha terapia esta sendo acabar com tudo que me irritava em Sampa!

O trabalho é algo muito distante do que chamamos de trabalho no Brasil, mas para explicar isso eu vou escrever um outro texto, em fim, 12h30 vou almoçar em casa! sim almoço em casa, 1h30 em casa, estou com uma empregada, a Bernardette, como ela mesmo disse, lavo passo, engomo, cozinho, limpo a casa e levo comida "pro patrão"! Aqui todas as empregadas chamam seus chefes de patrão e patroa!

Na hora do almoço encontro com meus roomates: Lucas Um jornalista que mora em Maputo a 2 anos e meio, trabalha com matérias sobre sida e é super conhecido por aqui! e Victor Chateaubriand, que chegou depois, estuda nos EUA, e está aqui fazendo um semestre na faculdade daqui... este cara ainda vai ser o Presidente da ONU (sim ele é da família Chateaubriand!) e a Tha, estamos juntos e vivendo isso juntos! o que deixa tudo mais fácil!
A tarde volto para o trabalho, e saio as 5:30, ates estava fazendo academia, mas já faz 1 mês que não faço... mas pretendo voltar... esta semana eu volto! A academia aqui é ginásio, e catinga é forte.. por sinal isso é forte em qualquer lugar! aja perfume!

Estou tentando sair menos, mas praticamente todos os dias temos convite para irmos em algum restaurante, já fomos em todos de Maputo, não me arrependo, só não achei um de comida japonesa, o que tem aqui é ruim e não é rodizio, isso só em Sampa... bom muita coisa é só em Sampa!

As terças e quintas tenho aulas de Ingles, em casa, com um Zimbabweano, ele mora aqui em Maputo e dá aulas de inglês, bom me ajuda a estudar... mas é muito divertido! O Sotaque é muito forte, se fala tri, sori e outras coisinhas que se eu falar vão me achar louco...

Vou uma vez por semana no cinema Xenon, assistir ao filme da semana, sim um por semana. É preciso sentar mais a frente do cinema pois o cinema na verdade é para os pré adolescentes encontrarem com seus namoradinhos... todo mundo fala e faz barulho... e para piorar Tem intervalo no meio do filme...

Agora já estou entrando na fase dois de morar aqui... a fase um é tudo novidade, tudo é divertudo, a lerdeza das pessoas, a dificuldade de se comunicar, o péssimo atendimento, e a total falta de organização em todos e tudo, como se pode perceber na segunda fase tudo isso passa a ser insuportável! Bom quase insuportável, é difícil de explicar, mas praticamente viajar para cá e voltar no tempo... Brasil na década de 50... não vivi este período, mas creio ser algo similar... não se reclama pois as pessoas não tem e nem pensam em direitos, o mau trato entre as pessoas é comum, não fazer é o estranho, o gover é democrático, mas autoritário, e não tem a compreenção que trabalha para o povo, e não o contrário. O racismo é parte de nossas vidas, de brancos com pretos, de pretos para os brancos de brancos e pretos para os indianos, de pretos com pretos, de brancos com brancos... Babel é aqui! mas tudo com o sr. na frente... isto é, tudo velado e de forma polida...

Ainda não sei o que vai ser da minha vida, viver aqui está sendo um aprendizado diário... em todos os aspectos...acho que envelheci uns 10 anos nestes 6 meses.
Saudades das pessoas que deixei no Brasil e de meu cotidiano, ao mesmo tempo agora vejo como Sampa é uma cidade gigante e louca, uma jovem enlouquecedora! não sei mais se sei viver la... ou ai...

bjs a todos! 

Um comentário:

Luana disse...

O que?? Não vai mais morar em São Paulo?? Eu tbm pensava nisso quando estava longe... hehe
Adorei saber detalhes peculiares sobre a sua rotina, tinha muita curiosidade quanto a isso, estão sanadas as minhas indagações, mas surgiram muito, muito mais dúvidas.
Eu consigo imaginar como deve estar sendo confuso para vc, mas para qualquer lugar que se viaje nesse mundo (mesmo sendo o mais lindo e rico) colocamos nossos valores em provae entramos em uma fase de auto-conhecimento complicada que em "casa" não consiguimos ter, por estarmos tão envolvidos com nossa rotina sufocante (talvez por ser São Paulo), enfim, o que quero dizer é que vc não envelheceu, simplesmente amadurece a cada dia e isso não faz de vc um "velho", mas sim um "sábio".
beijos!!!!!!!!!