quarta-feira, novembro 19, 2008

Ruanda, não acabou

Para aqueles que ficaram impressionados com o filme Hotel Ruanda, Shooting dogs, e outros documentários da National Geografic, é quase certo que teremos a continuação desta saga!

Desde Outubro deste ano que 5 a 6 mil soldados leais ao General Laurent Nkunda (41 anos, Angolano, Tutsi) se organizou, tornou se um rebelde e marchou pelo leste do País, tomando várias cidades e atualmente esta as portas da cidade de Goma.
Sua revindicação deveria ser a mesma de todo o mundo em 1994: o julgamento dos responsáveis pelo extermínio dos Tutsi pelos Hutus no território de Ruanda (País vizinho). Agora isto esta ocorrendo em território angolano, devido a boa parte dos responsáveis pelo extermínio estarem a viver livremente neste país.
Não é de hoje que fugitivos se escondem em países vizinhos, o Brasil tem vários exemplos disso, mas na África, o mesmo povo se encontra em países diferentes, é o caso dos Tutsi em Ruanda e no Congo.
Agora o filme pode ser até um ganhador de oscar, o cenário é novo, o investimento parece maior: um rebelde a lá Che (Laurent Nkunda), lutando pelo seu povo, entre Congo e Ruanda, a ONU, aparece com o maior exército de sua história: 17 mil soldados com previsão de chegar a 20 mil no território do Congo, sobre a direção de Antonio José Canhandula, um Moçambicano, e já se fala em tropas de Angola sendo enviadas para apoiarem o governo do Congo contra o avanço de Laurent Nkunda. O filme tem um ar de "007 made in África", com pitadas de Diamante de Sangue e Senhor das Armas, pois continuamos com escassez de soldados e os exércitos de crianças continuam, além de personagens ricos, de países distintos e claro podemos ter cenas dramáticas de gorilas em extinção sendo mortos, e uma reflexão sobre quem é o animal irracional!
Pelo que tudo indica o impasse vai continuar, não há movimento do governo do Congo no intuito de pacificar a questão, Nkunda, esta com a cidade de Goma já sitiada e diz ter força para caçar o presidente do outro lado do País, num golpe de estado, as Nações Unidas talvez repitam a mesma cena: de deixar os africanos resolverem seus problemas, afinal, a crise mundial da mais manchete e uma chacina a mais ou a menos não causa um "efeito borboleta" em praticamente lugar algum!

fotos do The Guardian:
http://www.guardian.co.uk/world/gallery/2008/may/16/congo?picture=334171006

Um comentário:

Isis Nóbile Diniz disse...

Bem vindo ao mundo dos blogueiros!!!!