terça-feira, junho 30, 2009

Fim de semana Longo!

É como chamam um feriado prolongado por aqui.

Se para os moçambicanos foi uma festa este último 25 de Junho (Dia da Independência), para nós a festa não foi menor. Dia 24, às 10 horas chegaram em Maputo a mãe e o irmão da Táta! Ficar com a família é sempre bom e para comemorar a chegada deles, resolvemos viajar por Moçambique. Segue a nossa rota!





Talvez tenhamos exagerado um pouco, pois eles tinham enfrentado 10 horas de voo do Brasil até aqui. E ao chegarem, iniciamos uma viagem de sete horas, até Tofo, depois mais cinco até Vilanculos.

Tofo: Praia dos Tubarões Baleia, das arraias e golfinhos. Infelizmente não pudemos ir para o mar, pois o clima estava ruim, muito vento, mas ficamos com a vista paradisíaca da praia! Encontramos alguns amigos que lá estavam fazendo o curso de mergulho. Com certeza, belas histórias no blog
Alunagem!


Praia de Tofo

Assim que se vende caju por aqui...

Tubarão Baleia, um dos maiores animais da terra, infelizmente ficou só na foto da parede he he


Partimos no dia seguinte para Vilanculos, cenário paradisíaco. A aldeia é a ligação mais próxima do famoso arquipélago de Bazaruto, as Ilhas Benguerra, Magaruque e Santa Carolina. Excelentes locais para mergulho e Snorkeling.

Chegando lá ficamos em um Guest House indicado pelo nosso amigo R. Um lugar fantástico, tranquilo, bem em frente ao mar, onde fomos muito bem acolhidos. Na mesma noite, já marcamos o passeio do dia seguinte: visitar alguma das ilhas.

O destino foi a Ilha de Benguerra. Infelizmente, a melhor parte da Ilha não pudemos tirar fotos, mas fazendo snorkeling pudemos ver de tudo; cardume de peixes, peixe papagaio, Peixe-leão e muitos outros que não saberia dizer o nome. A segunda vez que entramos no mar, fomos cercados por águas – vivas e acabamos tendo que sair do mar para não termos problemas.


Terra à vista!

Lost!


Detalhes da ilha...

Parede de areia esculpida pelo vento!



O barco que fomos e a água do mar...

Almoçamos na própria ilha, peixe fresquinho. Tudo preparado pelos nossos guias, ali dentro do barco.

A volta, foi com energia renovável: voltamos com a força do vento "levanta a vela e desliga o motor!"

No dia seguinte, estrada por 12 horas! Mas claro, fizemos paradas estratégicas para algumas comprinhas e visitas.


Artesanato e Piri Piri


Coco e Mexirica (tangerina)


Capulanas


Os Embondeiros (Baobás)

Esta é a imagem da estrada ao pôr-do-sol!

"Coisinhas" para se pensar:
1 - Em todos estes lugares praticamente só se fala inglês. São muitos os Sul-africanos nas regiões turísticas de Moçambique.
2 - Preciso viajar mais por Moçambique
3 - Preciso fazer o curso de Mergulho
4 - Preciso de dinheiro para tudo isso!


3 comentários:

Ju Borges disse...

que lugares lindos!!!!

DB disse...

ola, entrei aqui por intermedio/indicacao do 'diario da africa'. acabei de voltar de tofo. lugar maravilhoso e inesquecivel, apesar da ganancia dos locais por dinheiro gringo... é preciso ir preparado para pagar a mais!
voltarei mais vezes (aqui e no mocambique).
abracos

Alexandre Correia disse...

Olá Maputo!

Há muito tempo que desejo fazer uma grande viagem de carro através de Moçambique. Esse roteiro que realizou é um começo. Mas preciso se saber mais. Tenho tantas perguntas... Por exemplo, como é o abastecimento de combustivel e quanto custa o diesel e a gasolina? Acabei de fazer mais uma expedição de pickup em Angola (pode seguir a viagem em asviagensdealex.blogspot.com) e lá esse é um dos problemas; o combustível é muito barato mas falta sempre no posto de abastecimento e a solução é ir comprar no mercado negro, correndo o risco (enorme e bem real...) de meter no depósito uma misturada com água que rebenta o motor. Se puder ajudar-me com umas dicas, agradeço muito. Mesmo!

Abraço,

Alexandre Correia