sexta-feira, fevereiro 20, 2009

O Último Voo do Flamingo vai ser filmado

Hoje o Jornal Notícias deu uma pequena nota que quase passa desapercebida: "O Último Voo do Flamingo" vai ser adaptado para o cinema. Li este livro quando cheguei em Moçambique, foi meu primeiro contato com as histórias, a forma de pensar e o cotidiano do povo moçambicano.

Um trama policial leve e cheio de construções e formas narrativas bem diferentes. O que dizer de uma magia que faz as anotações do policial desaparecerem ou de uma outra que faze todos os homens na hora do orgasmo explodirem? Ainda sem estragar a história, o melhor personagem é uma mulher que tem o rosto de uma velha e o corpo de uma jovem muito sensual, por isso se passa por duas, ora mostrando o rosto, ora mostrando o corpo.

Para quem não leu vale a pena, o livro é escrito em português, mas frequentemente possui palavras de dialetos e expressões idiomáticas típicas moçambicanas.


Mia Couto (1955) é da Beira, segunda maior cidade depois de Maputo, e segundo meu amigo L.C. todos que nascem na Beira são especiais, acredito que sim, L.C. é um das poucas grandes pessoas que conheci por aqui.

O filme será realizado pela Fado Filmes (que nome hein!) em parceria com o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), RTP (Rádio Televisão Portuguesa), VídeoFilmes (do realizador brasileiro Walter Salles) e AMOCINE (Associação Moçambicana de Cineastas).

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica! Preciso desbravar novos horizontes... Beijocas. Ah, aí tem carnaval?

Puto em Maputo disse...

Não só tem como vamos escrever sobre! vai ser hoje a noite!