quinta-feira, fevereiro 19, 2009

África Global


"Música hindu contrabandiada por ciganos poloneses faz sucesso,
no interior da Bolívia zebras africanas
e cangurus australianos no zoológico de Londres.
Múmias egípcias e artefactos incas no museu de Nova York"
Titãs

E não é que estou vivendo uma música dos Titãs!

Pois é, até uma simples compra pode se tornar algo "globalizado" isto por que todos os produtos são importados, e nada melhor que importar do nossos vizinhos Índia, China ou amigos Árabes.

Nestas horas tenho muitas saudades do Brasil, informações como validade, procedência, calorias e tudo mais nunca estão claras, na verdade em boa parte não estão nem escritas e quando há, estão em indiano, árabe, chines, inglês e raras exceções vindas do Brasil em português.

Por aqui o Brasil domina o mercado de Frangos, Sadia e Perdigão (Perdix) controlam o mercado de tal maneira que praticamente não há frango moçambicano congelado, apenas para o abate "ao vivo". Rezo para que os frangos congelados tenham sido bem manuseados durante todo o percurso, até chegar em minhas mãos.

A parte boa é que nunca vi tantos temperos em toda a minha vida, agora com a novela Caminhos das Índias, posso me gabar de poder comer em restaurantes realmente indianos e poder ter em casa todos os temperos!
E isso não fica apenas nos alimentos, tenho um aparelho de dvd indiano, que quando ligado fica todo em azul fluorescente, tenho que colocar um pano por cima para poder assistir aos dvds; e os indianos adoram!

Reclamar, ou tirar alguma dúvida sobre um produto é algo impossível, eu pergunto em português, o funcionário fala shangana, o produto está em chinês e o dono do supermercado é Indiano!

Lembra da música dos Titâs Disneylândia...

Design brasileiro trabalha para chineses em escritório em Moçambique
Adora comer Caranguejos africanos em restaurantes Tailandeses
Tem aulas de inglês com professor zimbabweano
Aluga o quarto da casa para um Americano que já foi para a Disneylândia

2 comentários:

João Costa disse...

Esse mundo já foi mais fácil, mas agora está muito mais divertido...

Anônimo disse...

grande post!

E o pulso ainda pulsa :)