segunda-feira, dezembro 22, 2008

Último Sábado antes do Natal!

Correria com amigos secretos, filas, trânsito, árvore de natal, presentes, falta de tempo e stress. Nada disso tem aqui!


Nada disso aconteceu este ano, tirando eu ter a experiência de ter que entrar em um "talho", como se chama o açougue em Moçambique, de resto nem "pai natal", papai noel, eu vi por aqui. Quer dizer, ver eu vi na televisão, e era de uma propaganda da Angola e nada gordinho!

Aqui as festas de fim de ano não fazem muito sucesso, acho que por dois motivos:
1 - os moçambicanos na maioria são muçulmanos não comemoram natal, nem aniversário, nem ano novo
2 - os estrangeiros que aqui comemoram pegam o 1˚ avião de volta pra casa
E nesta eu e Thá ficamos aqui com meia dúzia de "gatos pingados" brasileiros, sorte nossa ter um casal de amigos organizando um Natal, se não fosse por eles estaríamos ferrados!

Nosso final de semana foi tranquilo, andamos pela cidade com o "Beatlejuice" um carrinho vermelho caindo aos pedaços que a empresa me empresta, mas não posso reclamar, ele nos leva para todos os lados!

Seguem algumas fotos que fizemos, nós dentro do carro; claro! Não sou louco de tentar ficar tirando fotos e andando pelas ruas; isso é pedir para arranjar problema.


CFM (Caminhos de Ferro de Moçambique), onde durante as noites se torna uma "baladinha" recheada de brancos com suas verdinhas. Nessa estação também foi filmado o Blood Diamond - Diamante de Sangue com Leonardo Dicaprio.
Escultura aos combatentes da Grande Guerra, logo em frente ao CFM.

Mais fotos da vida por aqui: estes são os chapas, o meio de transporte mais comum dos cidadãos Moçambicanos. Eu já andei num destas, mas depois que a Thá chegou parei de andar, ela precisava de mim vivo aqui! ha ha



Algumas imagens dos prédios da Baixa, e claro o comércio nas ruas, onde se compra tudo, e nada tem preço, tem que negociar até a água.

Diálogo entre um estrangeiro e um comerciante de qualquer coisa na rua:

C - Bom día (atenção ao acento)
G - Quanto custa este óculos?
C - 500 Meticais; patrão
G - Tá maluco, não quero! Tá caro, vou embora
C - Ok Ok patrão, me fala teu preço.
G - Pago 50!
C - Ixi, (fala em shangana para me intimidar), leva por 400 (e já coloca o óculos na minha cabeça)
Em seguida, saio andando e aparece mais 2 vendedores de relógios, tomadas, botões...
C - Ok patrão, 300 e fechamos o negócio.
G - Pago 100!
(e ao mesmo tempo, tenho que falar para os outros milhares de vendedores que se procriaram ao meu redor que não estou interessado no produto deles)
C - Tenho 8 filhos, duas mulheres; tô a pedir! O óculos é bom de marca, patrão. (marca paraguaia feita na china)
G - Pago 100 e mostro o dinheiro (agora já são uns 8 vendedores em volta)
Com o olho brilhando ao ver a nota de 100, ele responde:
C - Ok, vou aceitar por o patrão ser brasileiro!

Resultado: é preciso muita paciência!

foto: vendedores a beira mar e uma Mama vendendo caju, com filho na capulana levada as costas.

Ah; nesse fim de semana, conhecemos uma brasileira que veio se encontrar com o namorado que vive aqui em Moçambique. Como sempre, ela chegou, porém, suas malas não. Isso é um aviso a todos que viajam para cá, saibam que vocês veem num voo e suas malas no voo seguinte. Não se desesperem, não achem que roubaram suas malas.

E essa brasileira que me refiro, lia o blog. Portanto recebemos a primeira leitora que aceitou o desafio: "Ta puto, Vai para Maputo!"

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Gab´s e Táta!!
To adorando o blog, sempre acompanho as notícias, é mto bom saber q vcs estão bem e q podem dividir suas experiências com nós leitores brasileiros ou de qualquer outro lugar do mundo. Esse diálogo com o comerciante de óculos é mto engraçado, imagino o monte de gente em volta tentando fazer vc comprar algo!! Tá pior q a 25 d março nesse fim de ano!!!haha...Boas festas pra vcs!! Um grande bjo!! Adri.

Anônimo disse...

Hahahaha, ri muito com o post! Feliz Natal para vcs aí tb e Um ano Novo... ah, a gente se fala antes do Ano Novo, né? Ainda quero postar muito e passarei aqui para saber das novidades! Tudo de bom para vcs! Saúde, sucesso e mais diversão! Bjão

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meus queridos,
Hoje,maio/09 abri o blog de vocês e vivi a história do óculos da China por 500 meticais como nunca!!"Bom Día" "Tô a pedír"!!Meu Deus, como foi bom lembrar que enquanto em Maputo me meti em vários apuros mas que todos valeram a pena e me enchem de saudade. E para quem não sabe aí, eu sou a brasileira que perdeu as malas na chegada em Maputo.. Mesmo tendo as reecontrado no dia seguinte queria deixar aqui que mesmo que as tivesse perdido para sempre ainda assim a viagem teria sido a melhor de todas pois estive em todo o tempo em excelente companhia e a todo instante aprendendo coisas da vida. A todos que pretendem sair da rotina, espairar "Ta puto vai pra Maputo" é uma ótima pedida!!Meus maiores abraços a todos os meus amigos moçambicanos( ou quase pelo menos) e ao meu namorado que está de volta a país!