sexta-feira, novembro 28, 2008

Meu primeiro Thanksgiving

Maputo é a captal econômica e financeira de Moçambique, seria como termos São Paulo e Brasília em uma mesma cidade, tá certo apenas um bairro de cada, bom, um bairro pequeno de cada. Bom o caso é que durante este tempo, sete meses, passei por várias festas comemorativas, estar longe de nosso país natal faz querermos ressaltar nossa identidade, não é a toa que participei de uma mega festa junina organizada por brasileiros aqui, a muitos anos que fugia deste tipo de festa, mas aqui tudo vale a pena para matar a saudades de casa.
http://picasaweb.google.com/producaogt/FestaJunina#
teve também o halloween, fantasiado de "Harry Poter Dead" http://picasaweb.google.com/producaogt/FestaDasBruxas# agora foi a vez do meu primeiro Thanksgiving!
Organizado por duas colegas americanas, Tricia e Clair, ouvi a história do por que desta data comemorativa e principalmente comi, comi muito!
Estes encontros são sempre imprevisíveis! Ontem conheci uma Equatoriana, a Thais fechou com mais um aluno, um Americano que vai começar a estudar português em casa, e conheci também Dile.
Dile é moçambicano, tem 20 anos, muito bem aparentado e toca vilolão! Acabou de ganhar uma bolsa do governo de Moçambique para estudar música nos Estados Unidos, se não me engano em Boston, conversamos muito sobre ser estudante, e como é estudar música em Moçambique. Atualmente ele faz 3 ano na faculdade Eduardo Mondlane, uma universidade Federal de Moçambique, um curso novo de 3 anos, ele é da primeiro turma da faculdade, conta que falta muito no curso, professores, matérias, estrutura, mas que a faculdade e seus professores são esforçados em ter, algum dia um bom curso de música no país.
Dile, nos dava música e nós dávamos conselhos, afinal ele nunca esteve fora do país, não imagina o que seja uma grade cidade, e logo de primeira viagem ira direto para New York, muitos comentam de outros músicos moçambicanos que foram e fizeram de tudo eceto estudar.
Com certeza vou escrever mais sobre ele, pois já esta marcado para dia 12 de dezembro um concerto no Gil Vicvente (um bar) de despedida, dia 15 ele embarca para sua nova vida!
Este thanksgiving e os próximos dias estão com cara de despedida, meu rommater Victor está de despedia, dia 3 ele parte par ao brasil e depois de volta aos estudos nos EUA. Eu e Thais estamos tristes com esta despedia, Victor viveu comigo 6 meses, veio substituiu David Morton, outro que deixo muitas saudades, mas que voltará em julho, espero que sim!.
Aqui temos que aprende a fazer e despedindo dos amigos, de todos que estavam no Thanksgiving apenas eu, Thais, e dois moçambicanos iremos estar aqui durante o fim do ano, todos os outros iram viajar, e sós metade irá voltar ano que vem.
Apesar de tudo isso, feliz Thanksgiving!

Um comentário:

R U Still Dizzy? disse...

Ta puto vai pra Maputo...
fiquei um pouco sentida com o titulo, gosto demais da minha cidade, e não curto muito essas piadinhas de duplo sentido, principalmente pq sofri com isso durante toda a infancia, quando os coleguinhas de turma, descobriam, q aquela melindrosa e apatica menina, que falava muito bem o carioques, nasceu em maputo... vou seguir seu blog, por motivos de carinho por uma cidade da qual nem me lembro mais...
Boa sorte em tua vida.